top of page
Terra - Acreção e Diferenciação

 

     Até que os planetas se formassem, a matéria que viria a constituí-los vagueava pelo espaço. Como esta matéria era instável, ocorriam muitas colisões. Destas colisões resultaria a incorporação progressiva de poeiras e gases de corpos que cada vez mais iam atraindo mais matéria, aumentando a sua massa e sucessivamente a sua força gravítica. - Acreção.

 

     Esta acreção fez crescer os protoplanteas de baixa densidade, de composição essensialmente gasosa à base de H (hidrogénio) e He (hélio). Estes foram retidos pelos planetas mais distantes do Sol. Nos planetas das zonas interiores da nébula solar: a elevadíssima temperatura afastou o H e He, favorecendo a concentração de elementos mais densos nos planetas telúricos.

 

     O aquecimento associado à acreção terá levado à fusão interna e à consequente migração e distribuição de materiais por camadas de densidades (quanto mais densas, mais profundas). - Diferenciação.

     A diferenciação em camadas é semelhante à que se terá verificado com os asteróides que estarão na origem dos meteoritos. (Os meteoritos são um método indireto de estudar a Terra).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acreção e Diferenciação

Fonte: bioodesafios.blogspot.com

Diferenciação nos planetas gasosos e telúricos

Fonte: Planeta com Vida - Geologia (Volume 1)

bottom of page