top of page
Transporte nas Plantas

 

Como se chama o movimentos de água e de substâncias inorgânicas e orgânicas nas plantas?
                Translocação

O que aconteceu ao longo da evolução nas plantas?
                A evolução das plantas terrestres, a partir de plantas aquáticas, trouxe alguns  problemas com a aquisição e retenção de água. As raízes das plantas tiveram que evoluir e passaram a fixar a planta e absorver água e nutrientes do solo. Com o aumento no tamanho das plantas, as raízes e as folhas  tornaram-se cada vez mais separadas umas das outras e foram, então, criados sistemas para transporte a longa distância, permitindo a eficiente troca de produtos de absorção e de assimilação entre as raízes e a parte aérea.

Plantas vasculares e avasculares

 Como se dividem as plantas conforme as suas necessidades de estruturas especializadas para transporte de substancias?
                Existem plantas que não necessitam de estruturas especializadas para transportar substâncias, são plantas simples e denominam-se AVASCULARES. Nas espécies mais evoluídas, mais complexas existe um sistema de transporte e denominam-se VASCULARES.

O que são plantas avasculares?
                Não possuem sistema de transporte, as substâncias deslocam-se por processos de osmose, entrada da água na célula, e os nutrientes por difusão simples. A sua simplicidade permite que todas as células estejam em contato com a luz e a proximidade das células de toda a planta permite a passagem dos nutrientes.

O que são plantas vasculares?
                Possuem um sistema de transporte, ou seja, dois tecidos especializados, organizados em feixes em todos os órgãos da planta (raiz, caule e folhas) e que lhes permite a troca de substâncias : entre o meio e a planta, e dentro desta, a comunicação entre células.

Quais são os dois tecidos especializados do sistema de transporte e quais as suas funções?
                Estes dois tecidos são:
                à o XILEMA - (SEIVA BRUTA) transporta água e sais minerais de baixo para cima- sentido ascendente ;
                à o FLOEMA – (SEIVA ELABORADA ) transporta os produtos da fotossíntese desde as folhas, onde tiveram origem, a todos os restantes órgãos da planta).

Qual a função da raiz?
                Assegura a fixação ao solo e capta a matéria-prima (água e sais minerais). A eficiência da captação de água e sais minerais deve-se à existência dos pêlos radiculares que aumentam a área da raiz em contato com o solo.

Qual a função do caule?
                Faz a comunicação entre a captação da matéria-prima e os órgãos de produção de matéria orgânica, as folhas. Assegura o correto transporte.

 

Qual a função da folha?
                Estrutura fotossintética, local onde há produção de matéria orgânica e onde se dá a troca gasosa. Na superfície externa está a epiderme onde se localizam os estomas que asseguram as trocas. Na estrutura interna, para além dos tecidos condutores (xilema e floema), têm um tecido clorofilino constituído por células fotossintéticas, o mesófilo.

Como entram a água, sais minerais e dióxido de carbono a planta?
                A água e os sais minerais entram na planta através da absorção nas raízes. O dióxido de carbono entra nos ESTOMAS que se localizam na folha.

estomas

O que são estomas?
                São estruturas por onde o dióxido e carbono entra na célula e que controlam a quantidade de água que sai na transpiração. São formadas por duas CÉLULAS GUARDA (têm cloroplastos) que revestem um orifício o OSTÍOLO.

O que controlam os estomas?
                Os estomas controlam a quantidade de água que é perdida pela transpiração da planta. Os estomas estão sempre "revestidos" por água que vem das raízes. As células guarda são constituídas por uma parede que é mais espessa no local que revestem o ostíolo.

Como abre e fecha o ostíolo?
                Quando as células estão turgidas (cheias de água nos seus vacúolos), as células deformam-se, expandem-se no sentido das paredes mais finas das células guarda, pressão de turgência, fazendo que o ostíolo abra. Quando a pressão de turgência diminui (os vacúolos diminuem o seu volume) e fecha-se o ostíolo.

De que depende a pressão de turgência das células guardas?
                A pressão de turgência das células guarda depende de vários fatores como por exemplo, o Ph do meio, a concentrações de iões, intensidade luminosa etc.

Xilema

Qual a função do xilema?
                O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais - seiva bruta - das raízes até o topo da planta.

Quais as células xilémicas? Quais estão vivas e quais estão mortas?
                -traqueídos, elementos de vaso,  fibras lenhosas e parênquima lenhoso.  Só a parênquima lenhoso é uma célula viva.

 

Quais são realmente vasos xilémicos, caracteriza-os?
                Os traqueídos e elementos do vaso, são aqueles em que passa o xilema. Nos traqueídos as paredes transversais estão presentes e as células contatam entre si através de poros. Nos elementos de vaso (maior calibre), as paredes transversais desaparecem e forma cordões celulares da raiz até à folha cujas paredes laterais apresentam um espessamento de lenhina, conferindo rigidez.

Para que servem as restantes células?
                As fibras lenhosas São células mortas e alongadas, bastante lignificadas, e cuja função principal é a de suporte dos feixes xilémicos. O parênquima lenhoso são as únicas células vivas do tecido xilémico, e exercem funções de reserva.

Floema

Qual a sua função?
                Floema ou Líber, conduz a seiva elaborada nas folhas às outras regiões da planta

Quais as suas células? Quais estão mortas?
                -Elementos dos tubos crivosos, células companhia, fibras e células parênquimosas. Só as fibras são constituídas por células mortas.

O que são cada uma das células?
                Elementos de tubos crivados - as células são anucleadas e alongadas, as  paredes transversais possuem vários poros (crivos), formando a placa crivosa, por onde passa a seiva elaborada de uma célula para outra.
                Células companhia estão ligadas às células dos tubos crivosos e fornecem energia a estas células.
                As fibras são células mortas alongadas que conferem resistência e suporte à planta.
                As células parênquimosas têm função de reserva.

bottom of page