Mariana Martins
CVG
da da Gama CColégoCcCC
Portefólio de Biologia e Geologia
O Microscópio
O microscópio ótico foi criado pelos irmãos holandeses Hans e Zacharias Jassen no século XVI. O microscópio serve para observar estrutura ínfimas que não são visíveis a olho nu.
Fonte: rddachie.blogspot.com
Legenda de um microscópio ótico
Existem microscópios óticos e microcópicos eletrónicos. Os mais utilizados na escola são os microscópios óticos, visto que os microscópios eletrónicos são muito dispendiosos. Os microscópios óticos funcionam com um feixe de luz que trespassa a estrutura que queremos observar e esta refrata os meios luminosos criando um contraste entre o meio envolvente e a estrutura a ser observada. As suas lentes são de vidro. Enquanto que um microscópio eletrónico utiliza um feixe de eletrões, sendo as suas lentes magnéticas.
O limite da resolução é a menor distância que separa dois pontos próximos de modo a que ainda possam ser distinguidos com clareza. O limite da resolução do olho humano é de cerca de 100 micrómetros, a do microscópio ótico (MOC) é de cerca de 100 nanómetros e a do microscópio eletrónico (MET) é de cerca de 1 angström.
Microscópio eletrónico
Fonte: ceosp.com