Mariana Martins
CVG
da da Gama CColégoCcCC
Portefólio de Biologia e Geologia
Rochas
Podem haver rochas sedimentares, rochas metamórficas e rochas magmáticas.
Rochas sedimentares
Rochas sedimentares são as rochas que se formam a partir de outras através da erosão, por exemplo, formam-se à superfície e não sofrem mudança de estado físico.
As rochas sedimentares sofrem meteorização, erosão, transporte, sedimentação, compactação.
Nesta imagem podemos observar como se dão os processos.
Meteorização: alteração da rocha química e físicamente.
Erosão: é o desgaste da rocha através de agentes erosivos/ de transporte.
Transporte: o transporte contribui também para a erosão. É a movimentação das rochas de um local para outro.
Sedimentação: onde não há ondas, dá-se a sedimentação e formam-se bacias de sedimentação.
Compactação: a compactação dá-se à medida que os "grãos"/diferentes rochas vão ficado mais compactos e a água migra para as camadas superiores.
Fonte: Apontamentos próprios.
Cimentação: é quando a água migra e os minerais mantêm-se e servem de cimentação entre as rochas (exemplos de cimentos: calcários, siliciose, ferruginoso, ...).
Rocha sedimentar móvel - antes da cimentação
Rocha sedimentar coerente - depois da cimentação
Ao conjunto da compactação e da cimentação dá-se o nome de diagénese - conjunto de processos que leva a transformaçao de uma rocha móvel em coerente.
Há 3 tipos de rochas sedimentares que estão organizadas em camadas/estratos horizontais (desde que não haja uma falha/dobra): detríticas, quimiogénicas e biogénicas.
Detríticas - dividem-se em 2: móveis (siltes, argilas, areias, calhaus), em coerentes (siltitos, argilitos, arenitos, conglomerados (calhaus arrendondados) ou brechas (calhaus com zonas "bicudas").
Quimiogénicas - rochas que se formam por precipitação química, tal como o sal-gema (evaporito) ou o calcário, que precipita nas bacias de sedimentação e forma calcário.
Biogénicas - formam-se nas bacias de sedimentação (principalmente nos fundos oceânicos) e contém fósseis, podem ter origem química ou detrítica.
Na imagem acima, está também como decorre a origem de cloreto de sódio - sal - no mar. Durante o transporte junta-se o sódio e o cloro e desagua no mar. Os rios não são salgados pois como estão em constante movimento o sódio e o cloro não se conseguem juntar.
Rochas Metamórficas
*em construção*
