top of page
Biodiversidade

 

   A Biodiversidade apareceu pela primeira vez na Terra há 3500 M.a., e têm sindo a evoluir desde então (de seres unicelulares para pluricelulares, de seres com reprodução assexuada para seres com reprodção sexuada, ...) .

 

   A Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade de sere vivos existentes na Biosfera e é definida pela sua diversidade ecológica (entre comunidade dentro de ecossistemas), diversidade de espécies (entre espécies de diferentes habitats) e diversidade genética (entre genes de espécies). A Biodiversidade mantém um equilíbrio na Natureza, pois refere-se à diferença entre seres e à abundância relativa dos mesmos).

   A Biosfera é o local onde habituam todos os seres vivos da Terra e onde ocorrem interações entre subsistemas e os mesmos.

   Bioma - Grande ecossistema terrestre em qual as suas condições de clima e tipos de solo determinam o tipo de vegetação e de animais que aí habitam. 

 

Mnemónica criada em sala de aula para estudar a variedade de biomas existente.

 

Pode-se observar do pólo Norte para o pólo Sul.

Biomas:

Polar > Taiga > Tundra > Temperado > Tropical > Savana, Chaparral, Pradaria > Deserto > Savana > Tropical > Temperado > Taiga > Polar

 

Os alunos associaram a cada bioma um personagem para melhor compreensão.

 

Os biomas predominantes em Portugal são o Mediterrâneo, o Chaparral (Alentejo) e o Temperado (Norte de Portugal).

Ecossistema -  É a interação entre fatores bióticos e abióticos de um determinado local criando um sistema estável (opera em cadeias alimentares - ciclos biológicos de matéria viva, em qual o ser pode ser produtor, consumidor (macroconsumidor) ou decompositor (microconsumidor)). Logo, é a interação entre seres da mesma espécie, entre seres de espécies diferentes e entre o meio físico-químico em que operam. 

 

Fatores abióticos - São estes: a temperatura, a humidade, a luminosidade e o tipo de solo.

Fatores bióticos - Forma como um ser se relaciona com outro dentro do ecossistema. Exemplos: parasitismo, predadorismo, ...

 

Espécie - Do latim "species" - aparência ou aspecto. São um grupo de indivíduos de aspeto semelhante que possuem as mesmas características e que ao se reproduzirem deixam descendência fértil, semelhante aos progenitores.

 

População - Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem na mesma época e local.

 

Comunidade Biótica/ Biocenose - Conjunto de todos os seres vivos que vivem na mesma época e local.

 

Habitat - Local físico onde uma espécie pode ser encontrada.

 

Biótopo - Conjunto de fatores abióticos existentes num determinado ecossistema.

 

Nicho ecológico - É a função específica da espécie no seu sistema.

 

    Em 1968, Whittaker propôs uma classificação de seres (que foi reformulada em 1979), e que já                                                                               é considerada desatualizada hoje em dia, no entanto, continua a ser aquela que mais aparece,                                                                         ainda, em livros.

 

 

Robert Whittaker

Classificação de Whittaker

Tabela em inglês da Classificação de Whittaker

A classificação aceite atual é aquela que se divide em três grupos (Bactéria, Archea e Eukayria) que por sua vez se subdividem em Reinos.

Sendo o Reino da Bactéria > Eubactéria,

            o Reino da Archea > Archeabactéria

            o Reino do Eukarya > Protista, Plantae, Fungi e Animalia

A organização da matéria em unidades dá-se da seguinte forma: célula > tecido > órgão > sistema > organismo > população > comunidade > ecossistema > Biosfera

 

Célula - unidade mais básica de vida presente em organitos celulares (composta por átomos e moléculas).

Tecido - conjunto de células que trabalham, em coordenação, para visar o mesmo fim.

Órgão - formada por tecidos que trabalham, em coordenação, para visar o mesmo fim.

Sistema - formada por órgãos que trabalham, em coordenação, para visar o mesmo fim.

Organismo - conjunto de sistemas que trabalham, em coordenação, para manter o ser vivo e tem individualidade do meio externo.

 

 

Desde a origem da vida na Terra que os seres têm elevado o seu grau de complexidade, levando à extinção cerca de 90% das espécies desde a origem da vida.

 

As causas para a extinção podem ser: a destruição de cadeias alimentares, a alteração de condições climáticas, fenómenos naturais catastróficos,...

 

 

bottom of page